|
A Administração Nacional de Estradas (ANE) e o Fundo de Estradas (FE) de Moçambique vão estar em Portugal para adquirir formação especializada em gestão de infra-estruturas rodoviárias. A formação, desenvolvida e coordenada pelo Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias IP (InIR), decorre de 14 a 17 Junho e de 4 a 8 de Julho, nas instalações do InIR, em Lisboa.
A Administração Nacional de Estradas é a entidade pública responsável pelo desenvolvimento e manutenção das estradas classificadas em Moçambique e o Fundo de Estradas tem a seu cargo a gestão das fontes de financiamento destinadas às infra-estruturas rodoviárias. Sob a tutela do Ministério das Obras Públicas e Habitação, são os dois organismos com maior responsabilidade no planeamento e investimento rodoviários realizados no país africano.
Para esta formação, o InIR disponibilizou especialistas do Instituto nas áreas de regulação, avaliação económico-financeira, gestão e financiamento, monitorização de desempenho, planeamento, controlo de qualidade, segurança e sistemas de informação. Convidou também outros especialistas provenientes de instituições públicas e privadas, como a Estradas de Portugal, ISEL, APCAP, AFESP, KPMG, Envision, Betar, Atkins e a sociedade de advogados JSMS, entre outros.
Com o tema “Projecto de Desenvolvimento de um Modelo de Gestão e Financiamento para o Sector Rodoviário Moçambicano”, a formação vai abranger duas fases. A primeira, de 14 a 17 de Junho, versou sobre a gestão de contratos de concessão e de parcerias público-privadas. A segunda, entre 4 e 8 de Julho, é dedicada ao planeamento estratégico e à gestão operacional das concessões. Em ambas, estarão presentes altos dirigentes das duas entidades moçambicanas, incluindo o Director-geral da ANE, Cecílio Grachane, e o Presidente do Conselho de Administração do FE, Elias Paulo.
|
|