“A sinalização rodoviária em Portugal foi desde sempre tratada com uma atenção especial.
De facto com base e de acordo com o Protocolo Relativo à Sinalização Rodoviária assinado por Portugal em Genebra em 1949, que consumou a adesão do nosso país, foi editada pela JAE a circular n°, 1/59 que normalizava a Sinalização Rodoviária e que constitui por isso documento importantíssimo para a coerência do sistema e de toda uma temático, seja sobre o ponto de vista de concepção seja sobre o ponto de vista construtivo.
Excertos dessa Circular são reproduzidos de seguida como testemunho de um documento com mais de trinta anos de existência e que norteou o espírito dos técnicos rodoviários com conceitos ainda hoje de toda a pertinência na área da Sinalização de Orientação, e que naturalmente se mantêm no espírito desta Norma.
A prática de um Sistema Informativo era já então, evidente com abecedários, numerários e as suas dimensões devidamente detalhadas.
O conceito de "itinerário" suportava os principies de uma primeira escolha de destinos, e os critérios de implantação atendiam a regras bem claras de segurança rodoviária.
Demonstra-se portanto que só a circunstância da JAE se constituir como um Organismo técnico competente e actualizado, permitiu que ao longo de um período tão extenso, se mantivessem válidos os conceitos seguidos, embora com as desactualizações próprias de uma evolução inevitável ao nível dos veículos e das infraestruturas.”
(in Norma de Sinalização Vertical de Orientação - JAE)
A AFESP conta actualmente entre os seus associados com empresas fabricantes e instaladoras de sinalização vertical, horizontal, guardas metálicas e outros equipamentos associados à sinalização e segurança rodoviárias, bem como fabricantes de matérias-primas utilizadas pelos primeiros.