|
Apesar da descida do número de mortos nas estradas do distrito de Braga, o número de idosos que morrem vítimas de atropelamento tem vindo a aumentar.
Por essa razão, o Conselho Coordenador de Segurança Rodoviária Distrital estruturou uma campanha local que visa sensibilizar a população sénior para atravessar nas passadeiras… no momento certo.
“Temos que travar este problema e ganhar esta batalha”, referiu o chefe de gabinete do Governo Civil de Braga, José Lopes. “No ano passado tivemos no distrito 56 mortos em acidentes, 12 deles foram por atropelamento e isso preocupa-nos, porque este número está a crescer”, salientou, ainda, aquele responsável, admitindo que “é preciso encarar esta situação de frente”.
A ideia da campanha é trabalhar, com a ajuda das forças de segurança, junto de jovens voluntários.
“Queremos os jovens nas estradas para sensibilizar as pessoas e, sobretudo, as mais velhas, para atravessarem nas passadeiras e com segurança, no momento certo e não de qualquer maneira”, explicou.
A campanha vai passar pelas igrejas, pelos centros de saúde e por IPSS’s. “Também temos que chegar os jovens condutores para eles terem percepção de que quando conduzem devem ter redobrada atenção com os idosos que atravessam as ruas”, alertou o chefe de gabinete, explicando que “são pessoas com pouca mobilidade e ouvem mal, por isso, os jovens têm que ter consciência”.
|
|