|
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) identificou 45 pontos negros nas estradas nacionais em 2008, menos 17 pontos em comparação com o ano anterior.
Segundo avança o Jornal de Notícias, uma das notas de destaque na lista de pontos negros nas estradas portuguesas é o facto da Nacional 125, a via que atravessa todo o Algarve e que, em 2007, liderava o ranking, ter desaparecido da classificação, a qual é agora liderada pela A5, auto-estrada que liga Lisboa a Cascais, com seis pontos negros.
Em 2008, o segundo lugar das estradas com mais pontos negros é ocupado pela Nacional 10, entre Almada e Setúbal, e pela auto-estrada do Sul, a A2.
Quanto à auto-estrada entre Porto e Lisboa, a A1, tem três pontos negros, os mesmos que a Nacional 3, entre o Cartaxo e a Azambuja.
Num ranking em que as estradas do Litoral surgem como as vias onde existem maior número de acidentes com vítimas, a Nacional 105, entre Santo Tirso e Guimarães, surge como a ligação rodoviária mais perigosa, com maior índice de gravidade, indicador que tem em conta o número de mortos e feridos em cada troço de estrada: 13 acidentes, com vítimas, só em 2008, num troço com cerca de um quilómetro.
De acordo com a classificação do estudo divulgado pelo JN, um ponto negro é descrito como um lanço de estrada com 200 metros no máximo, onde por ano ocorrem pelo menos cinco acidentes com vítimas a registar.
|
|