|
Discurso Proferido pelo Dr. José Barra, da Direcção da AFESP, por ocasião do jantar de comemoração dos 10 anos da AFESP
A AFESP e a UAlg e o ISE, em nome da dinamização da população universitária e do desenvolvimento da Região e tecido empresarial, vão assinar um protocolo, com vista a formalizar uma parceria que prevê o desenvolvimento de programas específicos. Estes programas poderão ficar integrados em cursos, mestrados ou seminários da própria universidade/ISE ou formações externas, bem como desenvolver artigos técnicos, trabalhos científicos e de investigação, rentabilizando eficientemente os potenciais de cada uma das partes.
Vamos procurar, em conjunto, institucionalizar ações de formação contínua no âmbito da engenharia civil num domínio que se considera prioritário como é o da sinalização, de forma a dar melhor resposta, designadamente na região, a este setor de atividade e contribuir para uma melhor formação de quadros técnicos, competentes e atualizados. Neste espirito de cooperação, iremos brevemente divulgar um conjunto ações, a encetar já no inicio do próximo ano.
Quisemos conferir uma dignidade especial a este ato que, afinal, devia ser normal no nosso quotidiano. Quisemos, também, garantir uma divulgação alargada junto de todos para afirmar que este modelo estará aberto a outras entidades, no quadro do networking que carateriza o ensino moderno e que as crescentes demandas de multidisciplinaridade recomendam.
Este é um momento de celebração da capacidade de uma das Universidade Portuguesas abraçar um projeto que responda às necessidades do mercado cada vez mais exigente, mas celebramos também a evidência de que há lugar para a indústria no meio académico, uma indústria que tem que ser competitiva, pilar da geração de riqueza e do emprego.
Natural da Região conheço-a e por isso Reforço a necessidade de a desenvolver e a articular com os seus agentes do empreendedorismo e da economia (as empresas) e do conhecimento (a Universidades), contribuindo para a reestruturação de um tecido económico que fixe e atraia talento para o Algarve e que promova o seu desenvolvimento sustentado. O futuro da nossa envolvente exige-o!
O protocolo que iremos assinar vem na linha de politica da afesp e sedimentação de iniciativas cívicas e parcerias com entidades publicas e privadas para incrementar a otimização dos conhecimentos e experiência na área da sinalização e segurança rodoviária.
|
|