|
Universidade do Algarve ‐ Campus da Penha
Este é um projeto afesp no âmbito da sua responsabilidade social, executado com o apoio, a colaboração e o empreendedorismo das suas empresas associadas e que pretende ser o reflexo do que de melhor se fabrica e se utiliza em sinalização, quer do ponto de vista das matérias primas quer do tipo de instalação e em cumprimento dos padrões de cumprimento de qualidade aplicáveis no setor e em conformidade com a legislação aplicável e as melhores práticas em sinalização.
Esta obra de requalificação pretende também ir ao encontro dos objetivos que assumimos perante a Década de ação de segurança no transito, que nos deu a honra do seu apoio institucional deste projeto, demonstrando que é do resultado do esforço comum e da iniciativa da sociedade civil e das entidades não governamentais e associativas como a nossa, que podemos inverter a tendência de colocar a sinistralidade como uma das principais causas de morte.
A obra é também uma chamada de atenção para o fato de qualquer via dever garantir o cumprimento das funções básicas em condições adequadas de segurança e de conforto para os utilizadores, peão ou condutor, na lógica de que um sistema seguro é determinante na transmissão de informação entre a via e o condutor e desempenha um papel fundamental na mobilidade de todos. Parecendo que condutor e peão são dois campos antagónicas, na medida em que um maior nÃvel de segurança e de proteção do utente implica alguma restrição da capacidade de mobilidade dos veÃculos, é possÃvel recriar um clima harmónico através da sinalização.
Embora em contexto de rede privada, esta ação foi desenvolvida para demonstrar que as medidas de sinalização contribuem para uma circulação mais segura e com mais mobilidade.
Esta obra pretende também assinalar os 10 anos de consecutivo trabalho e serviço da AFESP em prol das boas práticas em sinalização e na defesa e promoção do setor da sinalização e da defesa da normalização e certificação dos produtos de sinalização e equipamentos de estrada que constituem pilares essenciais na segurança das vias e na qualidade da sinalização da rede rodoviária do paÃs.
O mérito na execução do projeto é das empresas associadas onde, apesar da politica concorrencial que as separa, preside o espirito de permanente cooperação empresarial e de franca solidariedade corporativa.
Pretende-se registar o investimento feito com as melhores soluções e produtos e as melhores praticas em instalação de sinalização, fruto da tecnologia, formação e quadros técnicos das nossas empresas que, ao longo dos anos têm apostado fortemente na inovação de materiais, não sem um esforço gigantesco ao nÃvel do input de recursos humanos e financeiros, na garantia de qualidade de execução e dos produtos aplicados e do cumprimento contratual e nos prazos estipulados.
O local encontrado e a parceria com a UAlg viabilizou este projeto. Mas ele não se esgota aqui pois o que pretendemos é que este local seja um polo de interesse para futuros encontros e apresentações de produtos e soluções, formações, exposições e outras ações do interesse do setor e desta universidade no domÃnio da sinalização.
|
|