AFESP 28 de Abril de 2017  
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  21-03-10  
  MAIA CONCORRE COM DOIS PROJECTOS AO PRMIO SINAIS VITAIS  
 

A Maia uma das cmaras municipais que est a preparar a candidatura ao Prmio Sinais Vitais Boas Prticas em Sinalizao e Segurana Rodoviria. Na corrida esto ainda os municpios de Mafra, Seixal, Santarm e Leiria. O prmio foi institudo pela AFESP Associao Portuguesa de Sinalizao e Segurana Rodoviria. Tem como objectivo sensibilizar os municpios para esta temtica, e premiar os que mais tm contribudo para a melhoria das redes rodovirias em prol da segurana dos cidados. Desta forma, vo ser atribudos os prmios de melhor municpio e melhor projecto.
O prmio Melhor Municpio visa distinguir a autarquia que, no decurso de 2009, demonstrou manter os melhores nveis de sinalizao e segurana rodovirias, cumprindo as normas, especificaes tcnicas e boas prticas aplicveis.
O Melhor Projecto destina-se a premiar a cmara municipal e organismo municipal que apresente um projecto na rea de sinalizao e segurana rodovirias que se distinga pela dimenso, impacto ou aspectos inovadores do projecto, contribuindo para o aumento da segurana de condutores ou pees, reduo da sinistralidade e suas consequncias.
De referir ainda que o Prmio Sinais Vitais surgiu no seguimento da realizao do primeiro Estudo Portugus sobre Sinalizao Horizontal na Rede Rodoviria Nacional realizado pela AFESP durante o ano de 2009. O estudo revelou que mais de 20 por cento dos acidentes rodovirios so causados por m sinalizao horizontal e vertical. A falta de fiscalizao, a ausncia de sinalizao em locais perigosos, indicaes contraditrias, marcas e placas invisveis noite, so alguns dos problemas apontados pelo estudo.
No Distrito do Porto, o estudo abrangeu as estradas nacionais 15, 209 e 211. Um dos principais problemas detectados prende-se com o facto de os ndices de retro-reflexo das marcas rodovirias se encontrarem com valores abaixo ou prximos dos mnimos recomendados (100 mcd), adianta Ana Raposo, secretria-geral da AFESP.
O ndice mcd mede a capacidade de reflexo das marcas rodovirias, sobretudo durante a noite.
Perante os problemas detectados, foram deixadas algumas recomendaes. Nomeadamente, a utilizao de materiais que permitam obter valores mais ambiciosos para a retro-reflexo, a saber, 300mcd (inicial); 200mcd(seis meses); e 150mcd (dois anos); e a programao de aces de auscultao regular e sistemtica das marcas rodovirias s desta forma podem ser correctamente planeadas as aces de conservao preventiva, diz Ana Raposo. Aquela responsvel adianta ainda que, no mbito de um protocolo entre a AFESP e o InIR Instituto das Infra-Estruturas Rodovirias, est a ser feita a medio dos ndices de retro-reflexo das marcas rodovirias ao longo das estradas da rede rodoviria nacional.
Os municpios que ainda no se candidataram ao prmio Sinais Vitais podem faz-lo at ao final do ms de Maio. Os vencedores devero ser conhecidos at ao final do ltimo trimestre deste ano.
O Prmio AFESP Sinais Vitais conta com o apoio da Autoridade Nacional de Segurana Rodoviria, da Associao Nacional dos Municpios Portugueses, do Centro Rodovirio Portugus e do Instituto de Medicina Legal. As candidaturas ao prmio decorrem at ao final do ms de Maio.
Interveno melhorou a segurana rodoviria
A candidatura da Maia resulta de um trabalho efectuado entre 2006 e 2008, que consistiu num levantamento sobre a sinistralidade rodoviria no concelho, que permitiu identificar pontos de conflitualidade diria e a carecer de tratamento, referiu o responsvel pela Diviso de Trnsito da Cmara Municipal da Maia, Augusto Monteiro.
So dois desses pontos, a Via Perifrica e Rua Joaquim Ferreira da Costa, j com interveno no terreno e a serem monitorizados, que vo ser alvo da candidatura ao Prmio Sinais Vitais. Na Via Perifrica, no troo entre a Rotunda que conflu com a Rua D. Jlio Tavares Rebimbas e o viaduto sobre a Via Norte, eram vrios os acidentes que ali ocorriam devido existncia de uma curva apertada. Atravs de uma canalizao adequada, que foi efectuada com a instalao de pilaretes, as pessoas so conduzidas a fazer um raio mais ajustado e mais seguro, explica Augusto Monteiro. Uma interveno que ocorreu h j alguns meses, e que de acordo com o responsvel da diviso de trnsito, contribuiu para a melhoria da segurana rodoviria. At ao momento no foi detectado nenhum acidente, o que significa que est a surtir o efeito pretendido, diz.
Na Rua Joaquim Ferreira da Costa, a confluncia de vrios arruamentos, em que o espao do modelo de cruzamento era muito grande, provocava alguma confuso aos automobilistas que no sabiam como se orientar para aceder aos vrios arruamento. De uma forma provisria, e atravs de pilaretes, canalizamos as pessoas para o ponto mais adequado do cruzamento, de forma a tomar a deciso em segurana e no andarem meios perdidos naquela cruzamento enorme que l existia, conclui Augusto Monteiro.
So estes dois projectos de interveno rodoviria que a Cmara Municipal da Maia vai candidatar ao Prmio Sinais Vitais da AFESP.

 
     
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