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17-06-09

 
 

Estudo: Estradas portuguesas tm m visibilidade noite

 
 

Cerca de metade de 59 troos de estradas portuguesas apresentam muito m visibilidade noite, sendo a Segunda Circular, em Lisboa, um dos piores exemplos, revela hoje um estudo sobre a sinalizao horizontal da rede rodoviria nacional.
Promovido pela Associao Portuguesa de Fabricantes e Empreiteiros de Sinalizao (AFESP), o estudo, a que a agncia Lusa teve acesso, analisou as marcas rodovirias em cerca de 2 400 quilmetros de estradas espalhados pelos 18 distritos do pas.

O critrio de escolha dos troos que formaram a amostra teve em conta a sua relevncia, em termos do volume de trfego e da sua importncia na rede rodoviria.

Em declaraes Lusa, o coordenador do estudo e auditor de Segurana Rodoviria, Joo Almeida, explicou que o objectivo do trabalho foi ter uma radiografia da situao nas estradas em termos de visibilidade nocturna comparativamente com os limites definidos pelas normas.

Joo Almeida adiantou que foram analisadas uma mdia de trs troos de estradas por distrito, cada um com 15 quilmetros, tendo-se concludo que 44,5 por cento das marcas rodovirias j no cumprem correctamente a funo fundamental de guiarem os condutores durante o perodo nocturno.

No total, cerca de 75 por cento das marcas no cumprem ou esto em risco iminente de deixarem de cumprir os fins a que se destinam, pelo que deve ser prevista a sua imediata reposio, refere o estudo.

Segundo o coordenador do estudo, h troos em bastante mau estado. Entre eles, encontra-se a Segunda Circular. Sem dvida que uma das vias que apresenta piores resultados. Nem era preciso medir, bastava olhar, comentou.

H outros troos na zona de Lisboa que tambm apresentam resultados bastante maus, como a estrada 294-4, que liga o IC 19 auto-estrada de Cascais (A5) e tem um trnsito muito intenso porque serve um conjunto de zonas de instalaes industriais.

No mesmo estado encontram-se a Estrada Nacional (EN) 8 que liga Lisboa a Torres Vedras e troos da EN 109 nos distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria.

H ainda outros exemplos gritantes como a EN 119, em Santarm, a estrada que liga o Fogueteiro a Sesimbra e o IC1, entre Marateca e Alccer do Sal.

Joo Almeida salienta que esta sinalizao tem uma funo primordial e que dos equipamentos de uma estrada mais barato de manter.

A sinalizao vertical e horizontal funciona como um interface entre o condutor e o ambiente rodovirio, sendo que as marcas rodovirias horizontais desempenham um importante papel na orientao dos condutores principalmente noite.

O trabalho, que decorreu entre Janeiro e Maio, foi realizado atravs da medio dinmica da visibilidade nocturna (retro reflexo) das marcas recorrendo a um equipamento especfico que simula o que observado pelo condutor quando circula de noite com as luzes na posio de mdios.

 
     
 

 
     
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