AFESP 20 de Julho de 2019 DGERT - Entidade Formadora Certificada  
Mapa do Site · Contactos · Fórum
 
   
 
     
 
     
 

15-04-09

 
 

ANSR: Pontos negros voltam a diminuir

 
 

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) identificou 45 pontos negros nas estradas nacionais em 2008, menos 17 pontos em comparação com o ano anterior.

Segundo avança o Jornal de Notícias, uma das notas de destaque na lista de pontos negros nas estradas portuguesas é o facto da Nacional 125, a via que atravessa todo o Algarve e que, em 2007, liderava o ranking, ter desaparecido da classificação, a qual é agora liderada pela A5, auto-estrada que liga Lisboa a Cascais, com seis pontos negros.

Em 2008, o segundo lugar das estradas com mais pontos negros é ocupado pela Nacional 10, entre Almada e Setúbal, e pela auto-estrada do Sul, a A2.
Quanto à auto-estrada entre Porto e Lisboa, a A1, tem três pontos negros, os mesmos que a Nacional 3, entre o Cartaxo e a Azambuja.

Num ranking em que as estradas do Litoral surgem como as vias onde existem maior número de acidentes com vítimas, a Nacional 105, entre Santo Tirso e Guimarães, surge como a ligação rodoviária mais perigosa, com maior índice de gravidade, indicador que tem em conta o número de mortos e feridos em cada troço de estrada: 13 acidentes, com vítimas, só em 2008, num troço com cerca de um quilómetro.

De acordo com a classificação do estudo divulgado pelo JN, um ponto negro é descrito como um lanço de estrada com 200 metros no máximo, onde por ano ocorrem pelo menos cinco acidentes com vítimas a registar.

 
     
 

 
     
  << VOLTAR  
     
     
  Agenda  
   
  04-06-19  
  Safe Roads - Road Safety: Everyone's Responsibility  
  AFESP convidada a participar no evento "Safe Roads - Road Safety: ... (+info)  
   
  18-11-18  
  Presidente da República assinala Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada  
  (+info)  
 
   
     
     
 
Subscrever Newsletter
 
 
  subscrever
 
     
     
     
© 2002-2018 AFESP - Todos os direitos reservados Siga-nos: